quinta-feira, novembro 25, 2004

Coesão e coerência

Imagine a seguinte situação: sua família está para perder seus negócios e o homem que tem a solução em mãos lavra um contrato no qual há uma cláusula que diz que ele só assinará sua alforria se você for para a cama com ele. Detalhe: você é apaixonada pelo fulano.
O que vc faz?
a) Aceita
b) Procura um advogado e analisa juridicamente a validade de tal cláusula
c) Monta uma arena no meio de sua sala, convoca a família toda, um escrivão, seu algoz e uma platéia de pessoas, incluindo a noiva do cara. Na arena há uma cama e você, mui desinibidamente, faz um strip na frente de todos, enquanto convoca o pobre para o tete-a-tete ali mesmo, com voz de bisca telefônica e muitas metáforas futebolísticas

Pois a digníssima personagem da novela do SBT Pérola, optou pela alternativa 3. Claro que essa é a atitude que qualquer mullher em sã consciência tomaria, toda vez que recebo uma cantada, inclusive, tenho idéias parecidas.
Aliás, a novela não poderia ter outro nome. Realmente é uma pérola da teledramaturgia nacional. E a interpretação da atriz principal então... (aquela loira que teve um casamento relâmpago com o igualmente bom Fábio Jr). Extremamente convincente. Se eu não fosse tão fanfarrona, iria tentar descobrir qual escola dramática ela estudou.
Ah, na boa, sei que a novela é uma sequência de situações hipotéticas mas, vamos e venhamos, também não precisa apelar. Nunca em toda minha vida, vi aplicação mais perfeita para a teoria da Poética de Aristóteles sobre mímese e verossimelhança. Sim, aceitamos que pessoas sempre escolham a alternativa mais difícil para a realização de uma tarefa banal, que o mocinho saia do carro quebrado, sob a chuva, e deixe a mocinha sozinha com um assassino sanguinário a solta a fim de buscar ajuda mas, QUEM, meu deus, convocaria a família para transar com o cara na frente de todos?
Valha-me

5 comentários:

Mapie disse...

valha-me. que é que há com os roteiristas?

Anônimo disse...

Pq diabos vc estava assitindo esta novela? Ta faltando coisa pra fazer? Roupa pra lavar? Roça pra capinar? PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!

Adolpho

Ps. O proximo post vai ser sobre o Joao Kleber?

Mapie disse...

mas sabe, andrea, fiquei pensando. acho que ela fez isso para humilhar o sujeito. pensa bem: tem um certo requinte em montar a arena, para mostrar a todos o canalha que ele é.

Andréa Muroni disse...

PARA MARPESSA
Sim Map, a intenção era mostrar que o cara era um canalha, mas não seria suficiente mostrar o contrato com a tal cláusula indecorosa?
E não podemos nos esquecer do fato de que eles são APAIXONADOS, embora não tenham explicitado ainda os seus sentimentos.
Você faria isso com o homem que ama? (por favor, seja razoável)

PARA ADOLPHINHO
Veja bem, meu querido, os motivos que me levaram a dedicar parte de meu tempo a fim de apreciar este tipo de manifestação artística são muito pessoais mas, creio poder compartilhá-los contigo. Tal Pérola (sem trocadilhos) estava sendo exibida no lugar onde tive a sorte de estar almoçando. Pude, então, ser agraciada com as caras, bocas e vozes (impagáveis vozes) de personagens e roteiro tão bem construídos.
Eu, se fosse vc, seguiria, como Proust, em busca do tempo perdido e me dedicaria mais à arte contemporânea.

Anônimo disse...

Arte contemporanea??????????
Arte???????????

Adolpho

Ps. As portas do inferno se abriarm mais dois palmos pra vc por ter usado o nome de Proust num comentário sobre novela do SBT.