quinta-feira, novembro 18, 2004

Vejam esta

Saiu na Isto É de 17/11/2004, nº 1832:

- Fique longe de mim, seu poeta de quinta ordem - disse Eduardo Portella.
- Você não é de nada, é um b... - respondeu Lêdo Ivo.
Foi assim, depois de um empurrão, que começou esse mundano bate-boca entre dois imortais da Academia Brasileira de Letras: Eduardo Portella, 72 anos, e Lêdo Ivo, 80. A briga aconteceu no sábado 5, na festa de aniversário do presidente da ABL, Ivan Junqueira (AMO, AMO). Eduardo e Lêdo não se falavam (e não se xingavam) havia 15 anos.

ISTO É: - O que aconteceu?
LÊDO: Eu fui agredido pelas costas. Discutimos e eu joguei um refrescante copo de Coca-Cola naquela cabeleira indecorosa, de onde exala um cheiro nauseabundo.
EDUARDO: Houve uma trombada física e eu o empurrei. Ele não me jogou vinho nem Coca, foi água mesmo. E não é poeta de quinta, mas de vigésima categoria.

Pode uma coisa dessas?
Por isso que eu digo, poeta tem que ter direitos especiais, há de ser complacente com o poeta. A idade física não conta em nada, são (somos) todos crianças, infantilóides, bobos. 80 anos desse jeito?
Mas pago um pau. Essa do Lêdo de "cabeleira indecorosa, de onde exala um cheiro nauseabundo" é mesmo digna de um imortal. Xingamos, mas com classe gramatical.
Me lembrei das brigas de dois amigos que fizeram jornalismo comigo e com a Marpessa: o Piu e o Willians (onde andam vocês?). Lembrei-me da própria Map, também, embora as nossas brigas não incluam alusões físicas (ambas belas, não há realmente o que se dizer).

2 comentários:

Mapie disse...

ah, que maravilhosas aquelas brigas! "pintorzinho de paintbrush" é um clássico. aqueles tempos do teatro eram sensacionais, eu amava fazer teatro com eles. era a coisa mais divertida do mundo.
mas, que coisa os poetinhas velhinhos brigando! sensacional! essa foi a melhor do dia. e a cabeleira indecorosa de onde se desprende um cheiro nauseabundo foi uma das MELHORES ofensas que já vi.
;)

Mapie disse...

e quanto a eles dois...bem, o piu está no orkut e o will de vez em quando converso com ele. não te contei que em junho nos encontramos? foi muito legal. ele continua docemente patético...
;)