quinta-feira, novembro 25, 2004

Vida Ferroviária 3

Muito me interessam as questões pertinentes ao comércio informal que se dá nos trens, consumidora voraz que sou.
A partir das minhas observações, pude notar que há uma grande diferença nos itens que são comercializados de acordo com o horário.
De manhã, por exemplo, só se pode comprar chicletes e dropes. Considero pertinente e imagino que seja uma medida tomada pelo Departamento de Controle da Halitose Matinal, da prefeitura de São Paulo. Também há o menino deficiente auditivo que vende (adoro) utilíssimas canetas (2) ou conjunto de lapiseira com grafite por mísero R$1,00. Como sou extremamente viciada em canetas (não posso ver uma papelaria), sou uma ótima cliente dele. Já no final da tarde, há amendoins, chocolates e antipiréticos. Como vocês podem perceber, produtos voltados para o bem-estar do trabalhador que está voltando para casa. Afinal, depois de uma confortável viagem onde não se pode ao menos mexer os bracinhos, só mesmo com muito amendoim para... vocês entenderam, né?
De noitinha as bebidas despontam. Uma cervejinha, um amendoinzinho, happy hour ferroviária.
Quem leu os outros posts Vida Ferroviária deve se lembrar de uma questão que, na época, muito me encafifou: a utilidade do pacote com 27 agulhas. Marpessa, genial como sempre, me esclareceu. São agulhas utilizadas para vodu. Não sei como não pude pensar nisso antes; um país no qual o sincretismo religioso se faz tão presente, onde a cultura negra tão bem (felizmente) se estabeleceu, só poderia mesmo ter essa abertura às massas.
Eu já imaginei a comercialização de um kit-vodu - sou muito empreendedora. Além das agulhas, viria também uma boneca assexuada e acessórios personificantes: uma peruquinha, um pequeno pênis, e dois potinhos de guache, um amarelo e outro negro, para a devida caracterização étnica. Uma gravatinha também, pois acredito que deve ter muita gente no trem que gostaria de dar umas pinicadas no patrão. É isso.
Caso alguém se interesse em estabelecer uma parceria, podemos ir ao Sebrae já na semana que vem a fim de aproveitar a tempo a demanda do mercado.

Um comentário:

Mapie disse...

andréa, nós somos demais. o máximo em criatividade e empreendedorismo. ficaríamos ricas, não fôssemos também tão imprestáveis para passar teorias à prática. tem noção de quantas idéias genias tivemos? desde o iglu no Espaço 13 (solução para nossa casa própria e fome de aventura) até este vislumbre magnífico que você teve.

---

sugestão para próximos textos: uma certa bibliotecária que alimentava sua falecida enteada moribunda com VATAPÁ. o título poderia ser "as aventuras de (daí vc inventa um nome), a bibliotecária que veio do espaço (porque não é terrestre, com toda certeza)"